Ainda saboreando o sucesso do recente Salão São Paulo de Turismo 2022 que ocorreu nos dias 03 e 04 de agosto, no Centro de Eventos São Luiz, os organizadores já estão anotando os pedidos de reserva de estandes para o próximo ano, por parte de várias prefeituras. O evento foi criado para as prefeituras interioranas “venderem” as suas cidades para os turistas e já está mostrando resultados concretos, pois apresentou ótimos trabalhos aliados ao elogiável desempenho profissional por parte das pessoas disponíveis nos estandes das cidades.
Visite-as, experimente as possibilidades turísticas e surpreenda-se!
TAUBATÉ
Mesmo sendo o segundo maior polo industrial e comercial do Vale do Paraíba, Taubaté é uma cidade repleta de atrações turísticas, destacando-se no turismo cultural, no turismo religioso, no turismo ecológico e no turismo gastronômico. A gastronomia da cidade passou a ser destacada desde 1989, depois da “Festa da Colônia Italiana de Quiririm”, o que impulsionou a instalação de restaurantes típicos e pizzarias. A gastronomia, de categoria internacional, culmina com festivais de food-trucks, do torresmo, e do já famoso “Taubateamo Gastronomia”, evento reunindo os principais restaurantes da cidade em concorrido concurso, durante o mês de novembro de todos os anos. Os passeios ao ar livre ganharam grande destaque, como o passeio ao Horto Municipal Renato Correia Penna, que é um bom ponto de partida para começar a explorar a natureza na cidade.
O local também recebe algumas apresentações de teatro para crianças e conta com um pequeno zoológico, onde é possível ver de perto animais como araras, tucanos, macacos e capivaras. Quem quiser pode até organizar um piquenique por lá. Os fãs de passeios a céu aberto também podem conhecer o Parque Municipal do Vale do Itaim, com área de 1,7 milhão de metros quadrados. Além de abrigar um mirante e uma réplica da casa do escritor Monteiro Lobato (que nasceu em Taubaté), o local realiza oficinas de plantio de mudas e atividades ecológicas. A cidade conta ainda com ótimas opções para quem ama se conectar com a natureza por meio da água. As cachoeiras do Caipira e da Pedra Grande, por exemplo, são perfeitas para se refrescar nos dias de calor. O turismo cultural ganha destaque com o Museu Mazzaropi. Criado em 1992, o Museu conta a história do ator, humorista e cineasta Amácio Mazzaropi, o complexo tem peças utilizadas em filmes – incluindo os clássicos com o personagem Jeca Tatu –, documentos, câmeras e objetos usados pela produtora do artista, chamada PAM Filme. Há também um anfiteatro que exibe longas e recebe apresentações culturais.
SANTA BRANCA
Conhecida como “Cidade Presépio”, Santa Branca Santa preservou algumas antigas fazendas e, entre as que recebem turistas, temos o Hotel Fazendão e o Restaurante Engenho Velho locais onde não faltam doces caseiros, passeios a cavalo, cachoeira e banhos de rio. Cortada pelo rio Paraíba do Sul e abrigando a represa de Santa Branca, muitos visitantes escolhem a cidade para aproveitar a natureza e praticar o turismo náutico. Além disso destacam-se as diversas atrações culturais – em especial, o artesanato local.
PIRASSUNUNGA
O turismo desta da cidade é bastante diversificado. Desde ver de perto um jequitibá de mais de 1500 anos, até conversar com os integrantes da Esquadrilha da Fumaça, corporação sediada em Pirassununga. Outro atrativo é a Cachoeira das Emas, com passeios de barco, pescarias, quiosques, tudo ao lado de restaurantes especializados em pratos à base de peixes.
(fonte – texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 –agosto 2022)